(67) 9 9895-3030

NO AR

Rádio Cidade FM.Tá na Cidade, Tá na Boa!

www.cidadefmnavirai.com.br

Naviraí

Memorial é inaugurado no dia do aniversário da morte de Sakae Kamitani

Publicada em 25/01/18 as 15:09h por FONTE: JORNAL DO CONESUL - 83 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Foto Divulgação)

Um memorial em origami, dando a idéia de floração de cerejeira (planta típica do Japão) foi inaugurado na manhã desta quarta-feira, em homenagem ao ex-presidente da Copasul, Sakae Kamitani, no centro do prédio da cooperativa. O ato aconteceu no dia do aniversário do primeiro ano pós morte do ex-vice-prefeito de Naviraí, morto aos 86 anos, 23 dias após ter tomado posse no cargo.

Na solenidade estiveram presentes os cooperados, os familiares, os funcionários e os diretores da Copasul, incluindo o presidente Gervásio Kamitani (filho de Sakae), em ato prestigiado pelo prefeito de Naviraí - Izauri de Macedo (DEM) e alguns dos gerentes da administração municipal.

O memorial feito pela arquiteta Andrea Maitan, com o auxilio das senhoras do Clube Nipônico, teve a implantação de um móbile gigante em origami com mais de três mil peças (número mínimo estimado de pessoas que se relacionavam com Sake Kamitani), em queda, na cor rosada, da floração da cerejeira que acontece anualmente, e dura cerca de cinco dias.

O presidente da Copasul, Gervásio Kamitani, lembrou a idéia do origami, que destaca o ideograma que simboliza as características principais da personalidade do "seu Sakae", que era a simplicidade, a abertura ao aprendizado e o direcionamento de metas. Abaixo do origami, no solo, foi colocado o símbolo do cooperativismo, modelo administrativo defendido com garra 

O diretor de projetos industriais da Copasul , Adroaldo Taguti, lembrou o trabalho obstinado de Kamitani, que levou a obtenção da meta de faturamento do primeiro bilhão de reais, conseguidos até meados de 2017, com três anos de antecipação e já anunciou que inspirados no líder homenageado, o objetivo agora é intensificar as ações visando a conquista do segundo bilhão de reais até o final do ano de 2025.

E o prefeito Izauri de Macedo disse que o dia do primeiro aniversário da morte do lider Sakae Kamitani, é momento de reflexão e de lembrar o modo de agir dó amigo, "para que possamos nos inspirar e dar prosseguimento ao trabalho para vencer os desafios que ora estão sendo apresentados".

SAKAE KAMITANI

Sakae Kamitani era filho de imigrantes que vieram de Osaka para o Brasil em 1934 e trabalharam em fazendas de café no interior de São Paulo. Em 1954 a família comprou uma fazenda no Paraná e o pai dele se tornou associado da Cooperativa Agrícola de Cotia, em 1950.

Em 1961 a família se mudou para Naviraí para plantar hortelã e depois algodão. Após trabalhar em uma cooperativa da região, ele viajou ao Japão e ao Hawaí para conhecer cooperativas, Kamitani se uniu à família Suekane e juntos montaram a Copasul, em 1978.

O algodão sempre foi o principal produto da cooperativa, mas com a alta do preço dos grãos, a área plantada de soja e milho passou a ocupar 65% das lavouras e a pluma responde por 30%.






Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

 
Enquete
Qual estilo musical você acha que deveria ter um Show aqui em Naviraí?

 Gospel
 Pagode/Samba
 Funk
 MPB
 Sertanejo Raiz







.

LIGUE E PARTICIPE

67 3461-2020

Copyright (c) 2018 - Rádio Cidade FM.Tá na Cidade, Tá na Boa! - Rádio Cidade FM 87,9Mhz - Rua: Cuiabá, 288. Centro - Naviraí/MS